Photo on National Portrait Gallery |
Andrew Jackson Davis - História do Espiritismo - Parte II
Antes de ler este artigo, convido-o a ler a primeira parte:
Emanuel Swedenborg - História do Espiritismo - Parte I
Andrew Jackson Davis nasceu numa zona rural no estado de Nova York no ano de 1826.
Filho de um casal humilde não teve possibilidade de avançar muito nos estudos, tornando-se aprendiz de sapateiro ainda muito novo.
No final da infância começou por ouvir vozes que mais ninguém escutava e mais tarde revelou-se vidente, com essa faculdade começou a fazer diagnósticos médicos com bastante acuidade.
Explicava ele que ao olhar para uma pessoa o corpo desta ficava com uma certa transparência, conseguia ver os órgãos e estes apresentavam uma radiação que se apresentava obscura em caso de doença.
Mesmo sem estudos além do básico, quando entrava em transe falava sobre diferentes assuntos intelectualmente profundos, não se recordando de nada quando recuperava a consciência.
Era adepto do Mesmerismo e as suas palestras nessa área influenciaram o escritor Edgar Allan Poe com dois contos:
The Facts in the Case of M. Valdemar (Os factos no caso do Sr. Valdemar);
Mesmeric Revelation (Revelação Mesmérica).
Andrew Jackson Davis escreveu cerca de 30 livros transmitidos por Swedenborg, assistiu à morte de uma senhora e descreveu com bastante pormenor os processos de desencarnação do ponto de vista espiritual.
Teve diversas previsões que mais tarde se revelaram certeiras, como o automóvel, máquinas voadoras movidas a motores explosivos, maquinas de escrever e até do surgimento do espiritismo.
Obviamente existiram contra si diversas acusações de fraude, calúnias e as mais diversas críticas, no entanto sempre se mostrou compreensivo e tolerante não entrando em discussões inúteis.
Na sua obra, algumas das descrições que fez do mundo espiritual são condizentes com o que mais tarde o espiritismo veio defender, mas tal como aconteceu com Swedenborg, a falta de estudo criterioso fê-lo lançar uma série de livros com informações fantasiosas e sem validade.
Comentários
Enviar um comentário