O que é a mediunidade? Quem são os médiuns?

 

Photo by Conner Baker on Unsplash

O que é a mediunidade? Quem são os médiuns?

 

Ao contrário do que muitos pensam, a mediunidade não é um poder, não tem absolutamente nada de oculto, não é uma capacidade paranormal, nem orientada para anormais 😉

Mediunidade é uma faculdade natural que é comum a todos nós, por outras palavras, somos todos médiuns independente de sermos ateus, agnósticos, se seguimos alguma religião ou não, bem como se somos espíritas ou não.

É uma faculdade que nos permite ser o meio entre o mundo espiritual e o mundo físico, mas é algo tão natural e light que a maioria nem dá conta, existindo muitos médiuns que nem sabem que o são, nem tão pouco acreditam que a mediunidade existe!

Esclareço que embora todos sejamos médiuns, a maior parte de nós tem essa faculdade num estado latente, sendo que as restantes pessoas, os que têm essa faculdade de forma ostensiva, são os normalmente chamados de médiuns.

Como a mediunidade é algo natural e não uma doença, não tem cura, mas por vezes ao desabrochar pode trazer alguns dissabores, pois existem casos em que é acompanhada por sintomas um pouco desagradáveis, facilmente ultrapassados com estudo e educação numa qualquer associação espírita idónea.

Existem muitas mediunidades diferentes (como a mediunidade auditiva, vidência, efeitos físicos, psicografia, psicofonia, etc.) e é interessante verificar que outras correntes de pensamento, algumas delas completamente contrárias ao espiritismo, confirmam o que o espiritismo defende, como exemplo relembremos o caso bem conhecido na Igreja Católica, em que três pastorinhos na Cova de Eiria indicam ter sido visitados por uma senhora de vestes brilhantes:

A Lúcia e a Jacinta viam e ouviam a senhora, já o Francisco só a via e as duas meninas tinham de lhe dizer o que a senhora estava a falar, o que aparentemente demonstra que os três teriam mediunidade de vidência, mas mediunidade auditiva só as duas meninas.

Dentro de cada mediunidade a percepção também é diferente de médium para médium, assim, por hipótese e para me explicar melhor, dois médiuns videntes podem ver a mesma entidade, mas um deles ver perfeitamente, com uma clareza cheia de detalhes e o outro ter só a percepção de um vulto.

Como referido no início deste texto, a mediunidade não é sinónimo de espiritismo, sendo uma faculdade comum a todos nós independentemente das ideias que defendemos e achamos lógicas, assim, para o espiritismo a mediunidade é uma das ferramentas utilizadas para o estudo do mundo espiritual.

Tal como a astronomia utiliza o telescópio como uma das ferramentas para estudar o cosmos, o espiritismo utiliza a mediunidade para estudar o mundo espiritual.

Importante ressaltar que no espiritismo colocamos em prática o "dai de graça o que de graça recebestes", pelo que nenhuma associação espírita idónea, nem nenhum espírita recebe quaisquer valores monetários, ou outras ofertas, favores, absolutamente nada em troca de uma ajuda ou passagem de conhecimento espírita, isso é simonia, coisa com a qual o espiritismo não compactua.

Um espírita não coloca anúncios indicando que através da mediunidade ajuda a resolver o que seja, muito menos cobra ou aceita algo em troca.

Conceitos
22 novembro
0

Comentários

Procurar

Publicações populares

O inferno dos espírtas

Imagem @ Camalied   Aviso: a imagem acima é só uma tentativa de inserir um apon…

Espiritualismo vs Espiritismo

Photo by Kevin Hendersen on Unsplash   Espiritualismo vs Espiritismo   Antes…

Congresso Espírita Internacional - Lisboa, 18 e 19 de Março de 2023

Image on Congresso Espírita Internacional Nos dias 18 e 19 de Março de 2023, …

Afinal quantas questões contém O Livro dos Espíritos? 1018 ou 1019?

Photo by 愚木混株 cdd20 on Unsplash A primeira edição de O Livro dos Espíritos, …

Não acreditem nos espíritas!

Photo by Obie Fernandez on Unsplash Não acreditem nos espíritas! Isto é mesm…

Comentários recentes

Contacte-me